Dicas

Dia da Criatividade: 10 maneiras de exercitar sua criatividade

guth17/11/2020novembro 18th, 2020

Dia da Criatividade

Dia da Criatividade

Hoje, dia 17 de novembro, é celebrado o “Dia da Criatividade”. Segundo o Dicionário Brasileiro da Língua Brasileira, a palavra “criatividade” é a qualidade ou estado de ser criativo; capacidade de criar ou inventar; engenho, engenhosidade, inventiva.

Em poucas palavras, a criatividade é capacidade para inventar ou criar coisas novas. Alguém com ideias originais e inovadoras é considerada uma pessoa criativa. E essa criatividade pode ser manifestada em diversas áreas como: pintura, artesanato, poesia, música, arte, etc.

Em uma época em que a expressão “Nada se cria, tudo se copia” está em alta, quem é criativo se destaca. E para celebrar este dia, reunimos algumas dicas para você exercitar sua criatividade.

Dia da Criatividade

10 maneiras de exercitar sua criatividade

  1. Seja curioso (a),
  2. Faça perguntas,
  3. Busque conhecimento constante,
  4. Escreva suas ideias,
  5. Seja pró-ativo,
  6. Consuma entretenimento de qualidade
  7. Sai da sua zona de conforto,
  8. Observe tudo o que acontece à sua volta,
  9. Não tenha medo de arriscar,
  10. Esqueça a perfeição.

 

Dia da Criatividade

5 situações que te impedem de ser criativo

Não há nada pior do que ficar em frente a “uma folha em branco” e não saber como começar. Há muitas dicas do que fazer para ser criativo, mas também é muito importante saber que situações te impede de ser criativo.

Listamos cinco pontos que te levam ao chamado “bloqueio criativo” e te impedem de usar sua criatividade, evite-os e seja mais criativo.

  1. Procrastinação
  2. Não fazer planejamento
  3. Trabalhar em ambiente com muitas distrações
  4. Se comparar com os outros
  5. Sempre focar na perfeição

 

Dia da Criatividade

A criatividade x artesãos

Uma das muitas profissões que o uso da criatividade é essencial é a do artesão. Para a confecção dos belos trabalhos que enchem os olhos, é preciso ser muito criativo. Esse profissional realiza trabalhos manuais, sem recorrer a máquinas nem a processos automatizados, os chamados artesanatos.

Artesanatos são peças fabricadas em crochê, em tricô, peças de tecido ou pedaços de tecido, em madeira, peças que são fabricadas com material reciclado, entre outras.

E como não são utilizados processos automatizados, muitos artesãos usam, exclusivamente, a criatividade para a elaboração de seus trabalhos.

Dia da Criatividade

Exercitando a criatividade na confecção de artesanato em tricô e crochê

Fazer qualquer tipo de artesanato, como tricô ou crochê, é uma ótima forma de relaxar, passar o tempo ou até mesmo uma fonte de renda, mas a quem diga que é uma ótima maneira de exercitar a criatividade.

No início, a confecção das peças de tricô e crochê para iniciantes segue gráficos e modelos, mas com o aprimoramento, os artesãos deixam a criatividade “rolar solta” e criam lindas peças que chamam a atenção por serem lindas e únicas.

É fácil encontrar ideias e modelos de peças em revistas, internet ou naquela visita a casa da vizinha, o difícil, mas não impossível, para pessoas que exercitam sua criatividade – é criar peças únicas e exclusivas que se tornam verdadeiras obras de arte.

É claro que o aperfeiçoamento vem com dedicação e com a busca do aprimoramento constante da técnica, mas o uso da criatividade é essencial, sem ela, existe um eterno “copia e cola”, tirando a característica principal desse tipo de artesanato: produção única e exclusiva.

Outra característica dessa arte é que as peças de tricô e crochê, normalmente, contam histórias e vem ligadas a memórias afetivas. Muitas famílias tem aquela manta que foi usada no batizado da primeira filha ou aquele sapatinho de crochê que passou de pai para filho.

Imagina se estes artesãos não utilizassem a criatividade na hora de criar essas peças? Seria mais uma peça que você encontra em grandes lojas de departamento e que são produzidas em série. Pessoas criam histórias, mas peças guardam memórias!

Na comparação com peças criadas em série, as peças de artesanato, geralmente, são mais duráveis, quando fabricadas com material de melhor qualidade. A escolha de excelentes barbantes e novelos garantem um trabalho de qualidade superior.

Um profissional criativo, uma técnica aprimorada e materiais de qualidade é a fórmula para a excelência no artesanato.

Dia da Criatividade

Loja de Fábrica

Endereço
Rua Francisco Bueno, 245 – Jd. Europa
Nova Odessa, SP, CEP: 13380-120

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–17:00
Sábados e domingos: 8h–12h

MENU

Abrir WhatsApp